Cupins de solo atacando o condomínio.

Cupins de solo atacando o condomínio.


Criado: 31 Março 2023 | Atualizado: 23 Janeiro 2024

Cidade: Paulínia

Tamanho da fonte
pequena
normal
grande
Versão para impressão
imprimir
O síndico tem responsabilidade sobre isso, o que ele pode fazer em relação a esses ataques?

Os cupins estão atacando, cada vez mais vorazes e velozes. O que o síndico pode fazer em relação a esses ataques? Existe alguma forma de prevenir essas infestações? Até qual ponto o síndico é responsável por um ataque de cupins dentro de um condomínio? Como avaliar se uma empresa de controle de pragas é capacitada para realizar um trabalho de descupinização com garantia e qualidade? Todas essas perguntas serão respondidas durante a leitura dessa matéria.

Primeiramente me apresento a vocês, sou o Gabriel Ambiental (nome presente nas redes sociais como Youtube, Facebook e Instagram). Eu crio conteúdo voltado para profissionais controladores de pragas, sou palestrante e consultor. Também ministro cursos de formação técnica na área a mais de quatro anos, e já formei mais de 400 alunos controladores técnicos de pragas urbanas. Minha empresa controladora de pragas é a Total Dedetizadora, presente em todo o estado de São Paulo. Nós surgimos em 1993, e eu assumi a direção dos negócios em 2017, e de lá pra cá passamos por um processo de aperfeiçoamento e desenvolvimento que acompanha as mais recentes tendências. Eliminando riscos e melhorando a gestão dos processos. Nosso foco principal são condomínios, onde somos especialistas em lidar com as mais diversas situações. Além disso, oferecemos aos síndicos, os serviços de manutenção que vão além do controle de pragas urbanas, como higienização de reservatórios de água, limpeza e sucção de caixas de gordura e esgoto, desentupimento de qualquer tipo de tubulação, e pra finalizar, restauração e impermeabilização geral de estruturas e reparos hidráulicos.

Mas voltando ao assunto dos cupins de solo, essa espécie tem colocado um verdadeiro terror por onde passa. Temos relatos recentes em clientes de condomínios, principalmente nas cidades de Paulínia, Campinas, Piracicaba, Jundiaí e São Paulo, de que os cupins de solo em menos de 2 meses destruíram móveis inteiros, causando em alguns casos, até desabamento de forros e telhados.

Deixo agora para os leitores, uma dica básica de como reduzir os atrativos que podem ocasionar ataques de cupins de solo. O cupim se alimenta basicamente de celulose, presente em madeiras, papel, alguns tipos de cola e papelão. Sabendo disso, as recomendações começam já na construção da casa, não permitindo que sejam abandonadas tábuas e madeiras na terra durante a construção da casa. Todas as sobras de materiais, incluindo papelão e madeiras, por menores que sejam, devem ser descartadas em caçambas de metal, e não enterradas no chão. O segundo passo é fazer uma ótima impermeabilização, durante a construção. Deve-se ter cuidado e capricho durante a impermeabilização das vigas baldrame e paredes, principalmente cozinha, onde os pedreiros geralmente furam as paredes impermeabilizadas para passagem de canos e tubos, e acabam perdendo a impermeabilização daquela área. A falta de impermeabilização ocasiona infiltrações de água, que por sua vez umedecem a terra e o fundo dos armários, que uma vez úmidos, ficam altamente atrativos e em condições de receber ataques de cupins de solo. Agora já na fase de acabamento, evite os rodapés de material compensado, geralmente utilizados em conjunto com piso laminado, opte por rodapés de piso frio ou plástico, os rodapés de material compensado tem muita cola e papelão em sua fórmula, e em contato com o chão e paredes, recebe muita umidade, atraindo os cupins, que também utilizam os rodapés para se deslocar por toda a casa e atacar outras áreas.

E nas casas prontas, é possível evitar os cupins de solo? Infelizmente isso será muito difícil sem uma barreira química feira por um profissional controlador de pragas. Mas posso adiantar que as caixas de papelão não são uma boa opção para organizar seus itens dentro de armários e prateleiras. As caixas de papelão absorvem muita umidade, e seu cheiro será percebido pelos cupins de longe. É comum encontrarmos ataques de cupins de solo indo primeiro nas caixas de papelão, para depois buscar outros tipos de alvo. Então quando for organizar seus armários, use sempre caixas de plástico, e jogue fora as caixas de papelão.

As residências já construídas que desejam se prevenir de ataques de cupins, podem solicitar uma vistoria sem custo para a empresa controladora de pragas, e averiguar quais procedimentos podem ser feitos afim de evitar os cupins de solo. Antes dos cupins atacarem, é possível realizar uma barreira química muito menos agressiva ao ambiente, por exemplo poupando os pisos da casa que não precisariam ser perfurados (salvo algumas situações específicas). A prevenção profissional também conta com a técnica de iscagem química, na qual implantamos iscas no solo para atrair os cupins para fora da casa, e ao mesmo tempo, levamos a contaminação em efeito dominó que por vezes chega a eliminar toda a colônia de cupins presentes no local.

Por falar em colônias de cupins, os ataques de cupins de solo podem estar ocorrendo a uma distância de até 600m da colônia principal de acordo com alguns artigos científicos. O que dificulta o controle dessa praga. E muitas vezes o cupim de solo faz uma sub colônia próxima de onde encontrou grande fartura de alimento, e ali desenvolvem uma nova rainha. Além disso, a rainha da espécie mais comum de cupim de solo (Coptotermes gestroi), pode ter uma postura de até 1 mil ovos por dia se estiver sendo bem alimentada. E a colônia pode chegar a 1 milhão de indivíduos. A caráter comparativo, uma boa colmeia de abelhas Europa (Apis mellifera) têm em média 60 mil indivíduos, ou seja, mais de 10 vezes menos populosa.

O síndico é eleito pelos moradores do condomínio, e é responsável pela gestão do espaço. Mas mesmo que a atuação do sindico seja restrita as áreas comuns, os cupins de solo que atacam as residências não estariam saindo de repente dessas áreas comuns? Essa pergunta é injusta, pois os cupins são pragas silenciosas e invisíveis até que ataquem, o sindico pouco pode fazer para evitar ataques nas residências. Mas sim, têm certa responsabilidade nos casos em que os cupins começaram a atacar as residências e ele foi avisado disso. A mínima providência é solicitar uma visita de inspeção por um profissional qualificado, para emitir um relatório de pontos críticos, possíveis colônias, e mapeamento dos ataques a residências. O segundo passo é realizar uma boa gestão das obras em andamento, que não devem ser deixados materiais de madeira ou papelão obsoletos em contato com o solo. Outra atitude, agora para os casos mais graves, de ataque em muitas residências em um pequeno intervalo de tempo, é a instalação dos pontos de monitoramento com isca por todo o condomínio, conseguindo assim uma certa previsibilidade do próximo local de ataque, além de conseguir contaminar esses cupins com as iscas embebidas com cupinicida de efeito de transferência. Eliminando assim grande quantidade de cupins e quem sabe até a colônia principal.

Nem toda empresa dedetizadora é capaz de fornecer esse tipo de mão de obra qualificada, esse conhecimento está presente em poucas empresas. Para que o sindico possa escolher a melhor opção, deve verificar primeiro, se a empresa possui uma boa avaliação nas redes sociais e internet em geral, além de consultar registro de reclamações em sites como “Procon” e “Reclame Aqui”. Se a empresa dedetizadora está com uma boa reputação, e bem posicionada com um bom site e redes sociais, aí então é hora de ligar para solicitar uma visita de orçamento, porém a visita de orçamento só deve acontecer mediante apresentação da licença emitida pela Vigilância Sanitária e órgão ambiental local, acompanhado de alvará de funcionamento. Mesmo assim, muitas empresas licenciadas não possuem o “know-how” para realizar um combate a cupins de solo com maestria, outra forma de garantir que a empresa tenha esse conhecimento, solicite a documentação do Responsável Técnico, e verifique e esse é biólogo, gestor ambiental, médico veterinário ou engenheiro agrônomo, essas profissões têm maior potencial para ter conhecimento sobre cupins. Importante acompanhar esse profissional durante a visita ao condomínio, para avaliar a experiência, seriedade e postura do profissional.

A empresa de controle de pragas pode realizar o trabalho preventivo para o condomínio em áreas comuns, e oferecer valores diferenciados mais baratos do que o comum, para fazer as residências dos moradores que desejarem. Isso já é uma realidade na rotina da Total Dedetizadora, que acumula muitos depoimentos de síndicos satisfeitos, como foi o caso da síndica Priscila de Campinas SP:

“Nos deparamos com caminhos de terra feitos por cupins no subsolo de todos os blocos aqui do condomínio, então solicitei três orçamentos a três empresas diferentes. Por sorte, uma dessas empresas era a Total, que já havia sido indicada por um engenheiro de muito respeito e prestigio que presta serviços a condomínios. Quando o Gabriel veio ao condomínio e averiguou a situação, se destacou demais dos outros, e mesmo com um orçamento de valor um pouco maior do que os concorrentes, optamos por contratar a Total, que nos deu uma garantia de 5 anos e incluiu os apartamentos, o que foi incrível. Realizaram o trabalho com muito cuidado, e fizeram até mais do que o combinado, removendo madeiras velhas que estavam atraindo cupins no subsolo dos prédios. Também nos alertaram sobre falhas no trabalho de desinsetização e desratização que a outra empresa estava fazendo, imediatamente solicitei a eles um orçamento para solucionar esses problemas, e por fim fechamos o contrato com a Total Dedetizadora para cuidar de todo o condomínio. Foi uma ótima decisão.”


Avaliação

Deixe sua avaliação
Cupins de solo atacando o condomínio.
Comentários
0
Deixe seu comentário

Comentários

Faça parte da notícia, deixe seu comentário, expresse sua opinião.
E-mail protegido, também não gostamos de SPAM
Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Compartilhar

Política de Cookies

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Política de Cookies